O Projeto Saúde da Mulher, iniciativa de combate ao câncer de mama por meio da digitalização da linha de cuidado da doença, conquistou menção honrosa pelo 1º lugar na categoria “Demonstração, relatos de experiências e revisões de literatura”, ficando entre os trabalhos premiados no XIX Congresso Brasileiro de Informática em Saúde (CBIS 22), realizado no início de dezembro em Campinas (SP). A iniciativa foi apresentada aos participantes do evento pelo fundador da techtools health, Jeff Plentz.
Na ocasião, Plentz destacou a importância do projeto, que é fruto de uma parceria entre a Federação das Santas Casas de Hospitais Filantrópicos de Minas Gerais (Federassantas), Roche e techtools health, com o apoio da Confederação das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos (CMB), e ressaltou a importância do trabalho conjunto.
“É uma enorme satisfação e alegria poder contribuir com a jornada de cuidados integrados no combate ao câncer de mama por meio da plataforma Tília Saúde Digital. Não posso deixar de parabenizar nossos parceiros Roche e Federassantas, assim como a Dra. Annamaria Massahud, pelo apoio técnico científico. A soma de nossos esforços fará a diferença na vida de muitas mulheres”, afirmou ele.
Conheça o Saúde da Mulher
Concebido para engajar 25 hospitais, numa região de 53 municípios, com 985 mil habitantes e público-alvo de 117.641 mulheres, o projeto foi implantado em primeira etapa na Microrregião de Pouso Alegre e objetiva diagnosticar precocemente o câncer de mama em mulheres de 50 a 69 anos, a partir da digitalização da linha de cuidado completa da doença na plataforma Tília Saúde Digital.
Ao baixar a Tília Saúde Digital, disponível para as pacientes via celular (Android e iOS), a mulher efetua seu cadastro e responde a um questionário elaborado por profissionais da saúde com base em evidências científicas e nos protocolos do Ministério da Saúde. Feito isso, uma camada de inteligência artificial é aplicada para verificar o risco da paciente para a doença e encaminhar seu caso a um clínico, que então a direciona para consulta ou exame, conforme a necessidade. A plataforma também dá dicas de prevenção e de reflexão sobre a importância dos cuidados com a saúde, com foco nos fatores de riscos modificáveis para o câncer de mama, como tabagismo, sedentarismo, alimentação inadequada e consumo excessivo de álcool, entre outros.
Por meio do app, é possível agendar consultas, solicitar atestados, armazenar e encaminhar resultados de exames, acessar prescrições digitais, receber monitoramento pós-consulta, bem como avaliar a plataforma e os atendimentos, entre outras funcionalidades. Já o agendamento de exames deverá ser realizado diretamente nas instituições de saúde contempladas pelo projeto, que nesta primeira etapa está concentrado no Hospital das Clínicas Samuel Libânio, em Pouso Alegre.
A Tília Saúde Digital também será utilizada por gestores do sistema de saúde, médicos, enfermeiros e demais profissionais do setor, para digitalizar toda a jornada dessas mulheres e pacientes, no que tange à prevenção, diagnóstico e tratamento, incluindo informações que viabilizem a busca ativa, de forma a evitar atrasos e faltas nos atendimentos.