Tília Saúde Digital é finalista em prêmio do A.C.Camargo Cancer Center

A plataforma Tília Saúde Digital, da techtools health, utilizada no Projeto Saúde da Mulher para a digitalização da linha de cuidado do câncer de mama, chegou à final do “Prêmio José Eduardo Ermírio de Moraes – Inovações pela vida!”, que contou com 66 soluções inovadoras inscritas em duas categorias. A premiação promovida pelo A.C.Camargo Cancer Center visa reconhecer soluções inovadoras com impacto positivo na prevenção, tratamento e cuidado de pacientes oncológicos.

“É um orgulho chegar à etapa final da premiação na categoria Iniciativas e soluções de saúde de base tecnológica, como resultado do papel fundamental desempenhado pela plataforma Tília Saúde Digital no projeto Saúde da Mulher”, disse Jeff Plentz.

Concebido para engajar 25 hospitais, numa região de 53 municípios, com 985 mil habitantes e público-alvo de 117.641 mulheres, o projeto foi implantado em primeira etapa na Microrregião de Pouso Alegre e objetiva diagnosticar precocemente o câncer de mama em mulheres de 50 a 69 anos, a partir da digitalização da linha de cuidado completa da doença na plataforma Tília Saúde Digital.

Ao baixar a Tília Saúde Digital, disponível para as pacientes via celular (Android e iOS), a mulher efetua seu cadastro e responde a um questionário elaborado por profissionais da saúde com base em evidências científicas e nos protocolos do Ministério da Saúde. Feito isso, uma camada de inteligência artificial é aplicada para verificar o risco da paciente para a doença e encaminhar seu caso a um clínico, que então a direciona para consulta ou exame, conforme a necessidade. A plataforma também dá dicas de prevenção e de reflexão sobre a importância dos cuidados com a saúde, com foco nos fatores de riscos modificáveis para o câncer de mama, como tabagismo, sedentarismo, alimentação inadequada e consumo excessivo de álcool, entre outros.

Por meio do app, é possível agendar consultas, solicitar atestados, armazenar e encaminhar resultados de exames, acessar prescrições digitais, receber monitoramento pós-consulta, bem como avaliar a plataforma e os atendimentos, entre outras funcionalidades. Já o agendamento de exames deverá ser realizado diretamente nas instituições de saúde contempladas pelo projeto, que nesta primeira etapa está concentrado no Hospital das Clínicas Samuel Libânio, em Pouso Alegre.

A Tília Saúde Digital também será utilizada por gestores do sistema de saúde, médicos, enfermeiros e demais profissionais do setor, para digitalizar toda a jornada dessas mulheres e pacientes, no que tange à prevenção, diagnóstico e tratamento, incluindo informações que viabilizem a busca ativa, de forma a evitar atrasos e faltas nos atendimentos.