Projeto Saúde da Mulher ganha as ruas do extremo sul de MG, engajando a comunidade feminina da microrregião de Pouso Alegre

Neste sábado (22/10), equipes da techtools health, da Secretaria Municipal da Saúde, além de professores e estudantes do curso técnico de enfermagem do Colégio João Paulo II se reuniram, das 9h às 16h, na UBS Cidade Jardim Dr. Jesus R. Pires para cadastrar mulheres na plataforma Tília Saúde Digital, com o objetivo de inseri-las na linha de cuidado da doença, realizar seu monitoramento de saúde e agendamento de mamografias. Tudo de forma gratuita.

A linha de cuidado para o câncer de mama desenvolvida pela techtools health contempla a jornada da paciente de forma integral, com foco na atenção primária, de modo a promover saúde, por meio do atendimento preventivo, preditivo, personalizado e participativo, e possibilitar o diagnóstico precoce, tratamentos menos invasivos, redução do adoecimento e da mortalidade.

Entre os grandes benefícios oportunizados pelo Projeto Saúde da Mulher, está, ainda, a possibilidade do desenvolvimento de políticas públicas de saúde mais assertivas, a partir de uma visão holística da população e de suas necessidades, com base em informações fornecidas pelos próprios usuários, dados do SUS, do sistema de gestão hospitalar e ERPs das instituições, reunidos na plataforma Tília Saúde Digital.

As mulheres que receberam recomendação para realizar a mamografia já saíram da UBS com o exame agendado para esta semana, no Hospital das Clínicas Samuel Libânio. A ação, que também tem o objetivo de conscientizá-las sobre a importância da prevenção ao câncer de mama, foi a segunda no município em menos de sete dias. A primeira aconteceu na última terça-feira (18/10), na Praça Senador José Bento, e reuniu mais de 100 mulheres. 

O projeto, que nesta primeira fase está sendo realizado na microrregião de Pouso Alegre, será expandido em breve para a microrregião de Poços de Caldas. A iniciativa foi concebida para engajar 25 hospitais, em uma área de 53 municípios no extremo sul mineiro, com cerca de 985 mil habitantes e público-alvo de 117.641 mulheres.

O Saúde da Mulher é viabilizado por uma parceria entre Federassantas, Roche e techtools health, apoiada pela Confederação das Santas Casas de Misericórdia, Hospitais e Entidades Filantrópicas (CMB). No município, também recebe suporte/cooperação da prefeitura local e do Hospital Samuel Libânio. 

A campanha de engajamento foi notícia no portal G1, leia aqui.