Presidente do techtools group media debates sobre inovação no 30º Congresso Anual da Fehosp

Nesta manhã, Jeff Plentz mediou uma série de mesas no evento anual realizado para discutir os principais temas de interesse dos profissionais de saúde das instituições filantrópicas do Estado de São Paulo. Participaram da conversa sobre o “Cenário Global de Inovação em Saúde” a gerente de projetos da Innovation Norway, Pilar Neves, e a especialista do setor de saúde do Nordic Brazilian Capital, Elisangela Zeoli. Pilar destacou que os últimos anos têm sido muito bons para as healtechs na Noruega. Além disso, mencionou que está ocorrendo uma mudança no mercado, prestadores de serviço particulares estão ganhando espaço, o que está sendo questionado pela população. Já Elisangela Zeoli disse que a previsão é que na Dinamarca em 2030 o sistema de saúde será mais sustentável, com foco na conectividade, parcerias e prevenção. Já em 2050 será o momento da saúde personalizada.

“Experiências dos Hospitais Inovadores” foi o tema abordado por Luiz de Luca, conselheiro de diversas empresas e ex-gestor do Hospital Samaritano, Eloízio Neves, especialista em Inovação na Fundação São Francisco Xavier – FSFX, e Daniel Martinez, DPO do complexo Santa Casa de Votuporanga . Para de Luca as organizações inovadoras são as que conseguem mudar comportamentos. E deixou uma dica para os gestores: “É importante a criação de comitês e grupos de trabalho com pessoas com diferentes experiências e formações. Pode se buscar também pessoas externas no mercado e hubs de inovação”. Já Neves complementou: “É importante o comprometimento e o estímulo a inovação dos líderes nas instituições. Isso faz a diferença e estimula as equipes a trabalhar para garantir novas soluções”. Para concluir a mesa, Daniel Martinez apresentou o programa de inovação adotado pela instituição de Votuporanga envolvendo soluções como telemedicina, prontuário unificado, monitoramento de infecções hospitalares, gerenciamento inteligente de estoques e faturamento, entre outros.

Já Renato Bueno, Digital Industries Head of Sales Latin America Nokia, Fabiana Almeida, fundadora e CEO da TechBalance, e Vladimir Pizzo, Head de Operações da techtools na Finlândia debateram sobre as “Oportunidades que as empresas Inovadoras estão oferecendo para a gestão de Saúde”. Fabiana apresentou a solução da TechBalance, uma plataforma de gestão para pacientes e médicos que faz uma análise do paciente e traz informações objetivas do quadro clínico, o que difere de muitos sistemas utilizados hoje em hospitais, que trazem uma análise muito subjetiva. Já Vladimir apontou que na Finlândia 100% das prescrições médicas são digitais e que este processo de digitalização começou a ser implantado no país em 1995.

Outro ponto importante do dia, foi o anúncio da CMB sobre a rede de atendimento integrado de urgência e emergência para beneficiários de operadoras de saúde. Segundo Wilson Ascênio, “os planos das operadoras continuam regionais, mas a ideia é que quando a pessoa esteja em trânsito não fique descoberta. Isso também traz um ganho para a visão comercial em relação a concorrência”. O aplicativo para os beneficiários e a plataforma digital para checagem da elegibilidade utilizada será a da techtools health innovation.