Dados analisados pela solução numb3rs da techtools health, auxiliarão a CMB na discussão sobre o repasse de R$ 2 bi do Governo Federal para os estabelecimentos de saúde

O Chief Technology Officer da techtools health, Andre Almeida, participou de dois eventos online realizados pela Confederação das Santas Casas de Misericórdia, Hospitais e Entidades Filantrópicas (CMB) nos dias 13 e 15 de fevereiro, para esclarecer as principais dúvidas do setor acerca da regulamentação da Lei Complementar nº 197, de 6 de dezembro de 2022, que destina R$ 2 bilhões para entidades sem fins lucrativos que prestam serviços essenciais ao Sistema Único de Saúde (SUS).

Entre os participantes do evento também estavam o presidente da CMB, Mirocles Véras, o Secretário Adjunto da SAES/MS, Aristides Oliveira, o Secretário Executivo do CONASEMS, Mauro Junqueira, o assessor técnico do CONASS, Antonio Carlos Junior, além de representantes da CMB e das federações e dos hospitais coligados à Confederação.

A techtools numb3rs, solução de Business Intelligence da techtools health, vem acompanhando e analisando os dados do SUS (oriundos do Datasus), bem como as propostas de distribuição dos recursos desde o início do processo, de modo a assegurar que cada estabelecimento de saúde receba o seu valor devido. Por meio de uma ampla e profunda análise de dados, a techtools numb3rs consegue identificar inconsistências, tal como cifras distribuídas aquém do pactuado. 

De acordo com Andre Almeida, o acesso preciso aos dados atinentes à destinação dos recursos assegura aos hospitais e demais estabelecimentos de saúde a isonomia do processo e traz segurança aos gestores do setor. “Com esse estudo, prestamos uma relevante contribuição a administradores, gestores (públicos e privados) do setor da saúde, e à população em geral. Ter acesso a esses dados atualizados e exatos, consolidados de maneira simples, objetiva e assertiva, é fundamental para a saúde financeira de muitos estabelecimentos, bem como serve para balizar políticas públicas de saúde”, disse Almeida.