Após o preenchimento de um questionário, a plataforma usa Inteligência Artificial para verificar o grau de criticidade da mulher e encaminhar seu caso a um clínico, que então direciona a paciente para consulta ou exame.
Neste Outubro Rosa, as mulheres do Estado de Minas Gerais ganharam uma aliada tecnológica no combate ao câncer de mama. Trata-se de uma plataforma digital gratuita, que permite fazer uma autoavaliação de saúde, bem como ter acesso a informações relevantes sobre a prevenção da doença, com foco na conscientização da população feminina sobre a importância do autocuidado, do diagnóstico precoce e da realização de exames preventivos.
O câncer de mama é o que mais mata mulheres no Brasil, cerca de 18 mil por ano. De acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), a estimativa é que 8.250 mulheres possam ter a doença em Minas Gerais por ano. Em todo o país, o número sobe para 66.280 novos casos. A digitalização da jornada dessas mulheres e a integração das linhas de cuidados são tidas como medidas essenciais para o diagnóstico precoce do câncer de mama, o que aumenta as chances de cura e de controle da doença (um diagnóstico no início tem chance de cura de 90%), da mesma maneira que favorece uma gestão mais sustentável dos recursos de saúde.
Ao baixar o aplicativo Tília Saúde Digital, disponível para celular (Android e iOS) e computador, a mulher efetua seu cadastro e responde a um questionário elaborado por profissionais de saúde, a partir de evidências científicas e de protocolos do Ministério da Saúde. Feito isso, uma camada de Inteligência Artificial é aplicada para verificar o grau de criticidade da mulher e encaminhar seu caso a um clínico, que então direciona a paciente para consulta ou exame. Além disso, a plataforma visa promover uma mudança comportamental e de estilo de vida das mulheres, por meio de dicas de cuidado e de informações que chamem à reflexão sobre a importância de zelar pela própria saúde, com foco nos fatores de riscos modificáveis que podem diminuir as chances de desenvolver o câncer de mama, como: parar de fumar, reduzir o peso, ter uma alimentação saudável, praticar atividade física regularmente, entre outros.
A plataforma também será utilizada por gestores do sistema de saúde, médicos, enfermeiros e demais profissionais de saúde, para digitalizar toda a jornada dessas mulheres e pacientes, no que tange à prevenção, diagnóstico e tratamento, incluindo informações que viabilizem a busca ativa de forma a evitar atrasos e faltas nos atendimentos.
A iniciativa inovadora é fruto de uma parceria constituída pela Federassantas, Roche e techtools health, com apoio da CMB, intitulada Projeto Saúde da Mulher, que visa digitalizar a linha de cuidado completa do câncer de mama de mulheres no ciclo de diagnóstico e prevenção, na idade de maior prevalência (entre 50 e 69 anos – idade preconizada para rastreio, conforme protocolo do Ministério da Saúde), da Macrorregião Sul de Minas Gerais, com implantação em primeira etapa na Microrregião de Pouso Alegre. O projeto foi concebido para engajar 25 hospitais, numa região de 53 municípios da macrorregião do extremo sul de Minas Gerais, com 985 mil habitantes e público-alvo de 117.641 mulheres.
Por meio da plataforma Tília Saúde Digital é possível agendar consultas, solicitar atestados, armazenar e encaminhar resultados de exames, acessar prescrições digitais, receber monitoramento pós-consulta, bem como avaliar a plataforma e os atendimentos, entre outras funcionalidades. Já o agendamento de exames deverá ser realizado diretamente nas instituições de saúde contempladas pelo projeto, que nesta primeira etapa será concentrado no Hospital das Clínicas Samuel Libânio, em Pouso Alegre, e abrange as mulheres que residem na Macrorregião Sul de Minas Gerais.
Para baixar o aplicativo Tília Saúde Digital gratuitamente, basta acessar:
https://play.google.com/store/apps/details?id=vc.techtools.tilia.digital (para Android)
ou
https://apps.apple.com/br/app/t%C3%ADlia-sa%C3%BAde-digital/id1640821940 (para iOS).