techtools health e CMB apresentam parceria que promete transformar a saúde assistencial no Brasil

A techtools health e a Confederação das Santas Casas apresentaram no dia 20/10, a parceria que vai transformar a saúde assistencial no Brasil. O evento contou com a participação do Conselho de Administração da CMB, @Jeff Plentz, fundador da techtools health, Mirocles Véras, Presidente da CMB, Mário César Homsi Bernardes, diretor-geral da CMB e Dr. Chao Lung Wen, chefe da Disciplina de Telemedicina da Universidade de São Paulo (USP). O objetivo do encontro foi incentivar a transformação digital, a eficiência operacional e a redução de desperdícios por meio de inovações tecnológicas.

“Esta é uma proposta para ampliar a atuação da Confederação para além da representatividade, queremos incentivar a evolução das instituições, utilizando a força de cada uma em um projeto que vai beneficiar a todos”, diz o presidente da CMB, e afirma que a parceria estará desenhada e em operação até dezembro e que já existe um acordo aprovado pela diretoria da Confederação. “Não podemos mais nos manter distantes dos processos evolutivos através da inovação. É nosso papel sim incentivar nossos hospitais para adotarem esta agenda de transformação”, finalizou o Mirocles Véras.

Em seguida, Dr. Chao Lung Wen explicou o conceito de telemedicina, modalidade de atendimento que vem ganhando força nos últimos anos. “A pandemia acelerou a telemedicina como um recurso importante, mas gerou entendimento meio distorcido. A telemedicina é um ecossistema de telessaúde integrada e, mais que tecnologia, é aplicá-la de forma inteligente para estabelecer um ecossistema eficiente de saúde. A telemedicina é muito mais do que a teleconsulta. A medicina tem a telemedicina como um braço estendido para expandir seus cuidados” explica Dr. Chao. Ele ressaltou ainda que a telemedicina não é uma ferramenta ou método, é uma possibilidade de repensar como construir uma cadeia de serviços mais eficiente. “Dessa forma, podemos reduzir a jornada de sofrimento do paciente, evitando o descolamento desnecessário e possibilitando o acompanhamento contínuo”, explica.

Em seguida tivemos a apresentação de Jeff Plentz, presidente da techtools health, e para ele o momento é de desafio para a construção deste novo modelo de atuação. É um movimento global que exige ferramentas para digitalizar a jornada do paciente. “E os hospitais são a chave disso por serem centros de serviços. O hospital não pode ser reativo, pois deixa passar a oportunidade de olhar o paciente de forma mais integral e no momento mais adequado”, diz o fundador da companhia.

A proposta de parceria apresenta duas ferramentas para a CMB, e uma delas é o Atende Saúde, que promove a digitalização da jornada do paciente e a gestão integrada das linhas de cuidado. “Esta é uma plataforma em permanente construção e dedicamos recursos e esforços para que possa atender a essas necessidades de integração”, finaliza Plentz.

A plataforma desenvolvida pela techtools health innovation contém recursos como autenticação por biometria facial, conta com triagem inteligente e agendamentos para teleatendimentos. Tudo acessível em diferentes formas de uso para pacientes e ambiente web para corpo clínico e direção. Ele traz a melhor orientação para o usuário sobre a sua condição de saúde, com recomendação de criticidade e orienta-o para buscar o melhor atendimento médico – primário, especializado ou de urgência.

A outra ferramenta é Mapa de Gestão que permite visualizar o desempenho das áreas estratégicas do hospital em tempo real, contribuindo para maior efetividade das decisões gerenciais, alcance dos objetivos organizacionais e oportunidades para diminuir despesas por meio de eficiência de custos operacionais. Além de estabelecer uma cultura orientada a dados, criar novos caminhos para inovação e disrupção, acelerar a velocidade de implantação de novos recursos e serviços e tomar decisões mais seguras no direcionamento de novas ofertas de produtos e serviços.

Os sistemas disponibilizados com a parceria podem ser replicados a cada uma das Federações ligadas à CMB, que representa 1.824 hospitais sem fins lucrativos em todo o país.