Saúde Online PR está disponível para servidores e alunos de universidades estaduais do Paraná

A plataforma de atendimento digital está de volta, com foco no atendimento de alunos e servidores, efetivos ou não, das universidades estaduais paranaenses com sintomas de síndromes gripais ou que necessitem de atendimento psicológico. 

Desde o último dia 22, o público-alvo já pode realizar triagens de sintomas com inteligência artificial, agendamento de atendimento e teleconsultas, além de receber atestados e prescrição digital de medicamentos. Tudo isso em um layout intuitivo, que preza pela usabilidade do paciente.

A plataforma utiliza Inteligência Artificial, Big Data e Blockchain; possui dashboard com visualização de indicadores e é compatível com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Poderá ainda ajudar a identificar aumentos locais de casos de síndromes gripais ou Covid-19, facilitar a criação de diretrizes clínicas e servir como uma estratégia preventiva para novos surtos epidemiológicos.

O projeto terá mais duas fases, com ampliação do número de profissionais conforme a demanda. Na segunda etapa, também serão ofertados atendimentos psiquiátricos, enquanto na terceira a equipe de saúde do Estado irá reunir as informações coletadas ao longo do processo para compreender o perfil dos usuários, avaliar as necessidades da comunidade e agregar novos serviços à plataforma. 

A professora do Departamento de Ciências Farmacêuticas da UEL (Universidade Estadual de Londrina) e coordenadora do Saúde Online PR, Daniela Alfieri, enfatizou ser importante perceber os danos psicológicos que a pandemia causou na população em geral. “O atendimento psicológico especializado pode auxiliar no desenvolvimento de meios saudáveis de enfrentar a atual crise”, disse.

Na avaliação do CEO da techtools health, Vicente Di Cunto, a telessaúde é uma ferramenta fundamental para o cuidado dos profissionais e estudantes universitários que “ainda estão em um momento delicado, tanto com o risco de continuidade da Covid-19, quanto pelos riscos de saúde mental que podem decorrer da pandemia”.

Além de representantes da techtools health e das universidades estaduais paranaenses, o evento virtual de lançamento da nova etapa do Saúde Online PR, contou com a presença de autoridades da área de saúde do Estado, que agradeceram a parceria.

“A pandemia nos colocou frente a frente com a techtools, que tem sido uma parceira de primeira hora para tantas e tantas ações”, afirmou o superintendente de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Estado, Aldo Nelson Bona.

Nestor Werner Junior, diretor-geral da Secretaria da Saúde do Paraná, também agradeceu a empresa pelo trabalho conjunto e complementou: “O papel da tecnologia na saúde da população está posto. Isso não vai voltar atrás”.

Quando foi doada pela techtools health ao governo do Paraná para ajudar o Estado no enfrentamento à pandemia, entre novembro de 2020 e agosto de 2021, a solução tecnológica ficou disponível via aplicativo para 11 milhões de habitantes, inclusive em regiões com menos recursos na área de saúde.

No total, foram 12.458 cidadãos cadastrados, 15.441 triagens digitais e 10.271 atendimentos que, em sua grande maioria, agradaram os usuários, de acordo com a avaliação NPS (Net Promoter Score) de 97% recebida pelos profissionais que atuaram pela plataforma.