Chegou nesta quarta-feira, 26 de maio, o primeiro lote de medicamentos para o “kit intubação” que abastecerão 27 Santas Casas. A estruturação da importação, realizada em conjunto e de forma inédita pelo setor, foi feita pelo grupo techtools, que assim dá importante colaboração neste momento de enorme pressão sobre as unidades hospitalares.
De acordo com informações da CMB, o lote é composto por 28.825 unidades do medicamento Atracúrio, que serão encaminhadas para 27 hospitais. Nesta primeira importação, o custo foi de R$ 1,4 milhões.
Nos próximos dias, está prevista a chegada de mais medicamentos que compõem o “kit intubação”. No total, serão 320 mil itens divididos entre Propofol, Atracúrio e Rocurônio, oriundos da Índia, que serão distribuídos para 94 instituições.
Em meio à grave crise que afeta hospitais públicos e privados de todo o país, o grupo techtools viabilizou, em negociações realizadas em abril, o abastecimento desses 94 hospitais filiados à CMB (Confederação das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos). A techtools fez a estruturação com empresas indianas para viabilizar a importação dos itens para abastecer os hospitais que, a partir de agora, farão as compras diretamente dos fornecedores daquele e de outros países.
“O grupo techtools mantém uma rede de pesquisa apoiando a ciência e tecnologia em mais de cem centros parceiros ao redor do mundo. Quando vimos a situação limite, com os kits de intubação acabando, montamos uma força-tarefa para acionar nossa rede internacional e colaborar com as Santas Casas, que vêm exercendo um papel fundamental no combate à pandemia no Brasil”, afirma Jeff Plentz, presidente do grupo techtools.