O Chief Data Officer da techtools health, André Almeida, foi o convidado da edição do Conexão Fehosp de ontem (1°/12) para falar sobre a importância da atualização do Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES) para os resultados das instituições do setor.
Manter as informações do CNES em dia é uma forma de proteger o faturamento do Sistema Único de Saúde e contribuir para o desenvolvimento de diversas políticas públicas, uma vez que ele é um dos pilares de sustentação dos sistemas de informação do SUS.
Almeida explicou como otimizar esse processo, livrando-se dos erros que fazem os hospitais perderem receita. De acordo com dados da techtools numb3rs, cerca de 13 milhões de autorizações de internação hospitalar (AIHs) são apresentadas por ano, das quais aproximadamente 7% são bloqueadas.
O executivo mostrou, também, que 7.660 AIHs que seriam financiadas pelo Fundo de Ações Estratégicas e Compensação (FAEC) do SUS foram rejeitadas ao longo de seis meses de 2022. Isso equivale a R$ 59 milhões perdidos pelas instituições de saúde, sendo que cerca de 70% do total de erros das AIHs são referentes a itens relacionados ao Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde e poderiam ter outro destino.
O webinar realizado em parceria com a techtools health foi totalmente gratuito e acompanhado ao vivo por mais de 220 pessoas entre profissionais da saúde, representantes de hospitais e de órgãos do setor.
Assista ao vídeo completo: